O Pornographo - um blog que não sai do corpo (fund. 2005)
terça-feira, janeiro 24
  [63] Da pornographia antiga
Obrigado a tod@s @s que quiseram deixar comentários no post abaixo.
A minha ideia é a seguinte: gostamos da pornographia antiga por uma conjugação de quatro factores, cuja importância relativa varia de pessoa para pessoa:
1) Em primeiro lugar, estimula-nos o complexo do espreita-a-avó-no-bidé: a pornographia antiga remete-nos para aquela época gloriosa da infância (nos casos mais amorfos, adolescência) em que o supino prazer (muito gozo com pouco trabalho) era espreitar a avó durante a higiene íntima. O meu terapeuta tentou convencer-me que não se trata de uma experiência universalizável - e eu despedi-o imediatamente, por óbvia incompetência.
2) Associado a este complexo, surge a pulsão natural de querer saber como os nossos avós, de cuja juventude só conhecemos os retratos de fato e fitas pendurados ao lado da lareira, se excitavam. É uma revelação perceber que os bigodes retorcidos do Coronel Sanches de Laidebite, antepassado de origem gaulesa com o sobrolho severo, se confundiam por vezes com a farta pintelheira da menina Albertina (origem remota da expressão "ostras ao natural", a explorar em próximo post).
3) Vem a seguir a desculpabilização por via da "cultura". Um artefacto pornographico antigo "é cultura", é "erotica", e os casais mais "emancipados" podem dar-se ao luxo de ter alguns exemplares na sala de jantar, à vista das visitas, o que lhes granjeará uma reputação de gente avançada. (Entre parêntesis: este tipo de abordagem faz-me lembrar um episódio muito gratificante, certa vez que visitei casal amigo, que exibia orgulhosamente na sala, sobre uma pequena mesa, um godemichet feito em dente de morsa, comprado aos Inuit. A meio do jantar, o Hector, labrador preto e encanzinado, começou a lamber afanosamente o artefacto. Desdramatizei logo a coisa, afirmando que o cheiro da morsa diz muito aos labradores).
4) Mas, acima de tudo, o que nos faz vibrar com a pornographia antiga, consciente ou inconscientemente, é a vitória incontestável do anti-decadentismo, é a evidência de que não somos autores nem vítimas da "dissolução dos valores", é a respiração livre de quem reclama uma herança a que tem direito - e assim honra os seus mais velhos contra o obscurantismo cego, o autoritarismo estúpido e as moralices pacóvias.
 
Comments:
Concordo parcialmente com o item 3, no mais concordo com Mr. Freud: um charuto as vezes é so um charuto e trazer a vovó para explicar o gostar do antigo neste contexto de pornografia X nostalgia estetica visual me parece muito senso comum, pouco provavel e desculpa a franqueza, bastante infantil.
 
Concordo com o 4, em especial. Acrescentava uma menção a sonsice, à mentirice de porte respeitável dos antecessores, não esquecendo a avó. E falo logo da minha.
 
Belissimo modo de pensar o "problema", concordo com o 3 e 4,gostando muito do 1 e 2; e acho que o "conterraneo sampa midnight" perdeu o ponto da questão.... a forma criativa como abordastes a questão, usando de projeção pessoal para introduzir a ideia e na sequencia fazendo uma leitura extremamente densa e com muito senso de humor ;)
Cool!
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Babe, lets go to bed?
;)
 
que grande pensador q você me saiu

só por isso vou colocá-los nos meus links

abraços púdicos

D
 
:))))
Muito obrigada por me dar agora tanto significado aos "egrégios avós" do hino nacional.
 
Cool blog, interesting information... Keep it UP » »
 
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